quinta-feira, 22 de julho de 2010

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALADE AULA.

UNIDADE III - ATIVIDADE 4

RESULTADOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA
DE AULA.


A rede tecnológica, hoje, é intercomunicante e independente. A tecnologia está na base do sistema, seja ele econômico, social, científico, ecológico, político, cultural, ou educacional. Tendo em vista que estas relações não se isolam de quaisquer outras atividades humanas, se interligam, interagem. Constroem uma relação histórica do homem com a natureza, objetivando-se criar instrumentos que superem as dificuldades impostas pelas forças naturais.
Conforme as necessidades , criatividades, praticidade, foram crescendo as utilizações das diversas mídias também na EDUCAÇÃO ESCOLAR, tendo em vista a exigência da informação tecnológica à toda comunidade escolar, desde a sala de aula, à merenda servida , etc.
Observa-se que esse processo evolutivo é lento em nosso País, em diversos setores, e áreas, inclusive no EDUCACIONAL.
Com a prática crescente do uso das NOVAS TECNOLOGIAS (computador, vídeos, internet, data show, etc, vem crescendo a utilização dos mesmos na EDUCAÇÃO ESCOLAR, NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, utilizando-se assim o computador como o carro-chefe na metodologia de ensino. Entretanto, penso que hoje o computador é uma ferramenta de trabalho indispensável no ambiente escolar , assim como em outros ambientes e meios. Tanto na sala de aula quanto na sociedade como um todo, o computador tem um poder de sedução incalculável. Para muitos alunos que já possuem um conhecimento tecnológico e informativos do uso do computador, é mais cômodo, prático, e fácil a utilização desta ferramenta. Entretanto, esta utilização tem que ser de forma direcionada, orientada com o objetivo de informação cultural, educacional, social, e não para outros fins como apenas “passar o tempo”, sem produtividade. E, quanto aos educadores, percebo que vêm nesta ferramenta de trabalho “a tábua de salvação” para as suas aulas. Muitos educadores utilizam esta ferramenta sem um direcionamento correto em suas aulas. Apenas trabalham com a proposta de pesquisa, falta a criatividade. Se melhor orientados fosse, levariam aos seus alunos a uma maior interação do conteúdo, um interesse maior , pois haveria maior raciocínio, um pensamento mais crítico sobre o assunto.
Concordo plenamente com a observação de PONTE: “Não se pode atribuir aos computadores a responsabilidade por determinarem autonomia ou a passividade dos alunos, muito menos eles podem se constituir , por si só, em agentes motivadores da aprendizagem. Essas são questões inerentes à pedagogia do professor. É dependendo do trabalho do professor, com ou sem computador, que os alunos serão autônomos, ou não, serão passivos ou não, mostrarão interesse ou não por suas aulas.”
É necessário fazer com que o aluno pense, reflita. Penso e acredito que o computador, a internet e tantas outras mídias, são meios de interação, mas é preciso que ;” a estrela maior seja o próprio pensamento, o próprio raciocínio”. É NECESSÁRIO PENSAR, REFLETIR, E, NÃO APENAS: COPIAR/COLAR.


POR : HOSANA HELENA G BARBOSA.

Um comentário:

Rosana disse...

Com certeza,Hosana!
O Homem não pode deixar que as máquinas dominem o mundo,afinal elas devem estar a seu serviço e não o contrário !