quarta-feira, 7 de julho de 2010
ROYATIES
*INTRODUÇÃO: ROYALTY ou ROYATIES é uma palavra inglesa. Na antiguidade eram os valores pagos por terceiros ao rei ou ao nobre, como compensação pela extração de recursos naturais existentes em suas terras. Na atualidade, ROYATY é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário de um território.
No Brasil, existem diferentes tipos de ROYATIES, pagos ao governo ou a iniciativa privada. Muito em discussão encontra-se a mudança no sistema de distribuição dos royaties do petróleo no BRASIL, com a votação de uma nova lei ordinária a qual tramita por vários órgãos até ser sancionada ou não.
A aprovação pela Câmara dos Deputados de uma emenda que muda as regras de distribuição dos royaties do petróleo colocou o governo federal, Estados e municípios diante de uma polêmica envolvendo disputas políticas e interesses regionais.
No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade, e o valor arrecadado fica com o poder público.
A chamada "emenda Ibsen" foi além da camada pré-sal e estendeu a nova distribuição de royalties também às bacias tradicionais, incluindo as já licitadas.
O principal argumento dos parlamentares favoráveis à mudança das regras é de que o petróleo pertence "a todo o país", o que justificaria uma distribuição igualitária dos royalties.
TAREFA
1- Deverá o aluno descrever e explicar oque são os royaties , como são cobrados e utilizados.
2- Qual a relação dos royalies com a economia brasileira e a política externa.
3-Qual a principal mudança da política atual com distribuição dos recursos e a “nova política de distribuição”.
4-Exemplificar de que formas ou maneiras, são os roytaies revertidos em favor da sociedade.
5-Criar slides conforme o trabalho de pesquisa realizado.
6-Explicar o por que a“REDISTRIBUIÇAÕ DOS ROYTAIES” voltou a ser o centro das discussões entre o governo, povo, legisladores e políticos.
PROCESSO
1- Primeiramente, deverá ser dividido em grupos de três.
2-Buscar as informações sobre o assunto na: WIKPÉDIA, WEBQUEST, RIVED, GOGLEE, REVISTAS, JORNAIS, e outros que achar interessante e preciso.
3-Apresentar digitado em telão ou data show a matéria pesquisada, para um debate final, podendo ser utilizado ainda caixas de son, micros, microfones e mídias existentes na escola e disponíveis.
AVALIAÇÃO
A avaliação será conforme abaixo:
*Atividades de pesquisa: 3.00
*Atividades de ortografia: 2.00
*Apresentação do tema: 2.00
*Desenvolvimento no debate: 3.00
_____
*TOTAL: 10.00
CONCLUSÃO
Que o objetivo pretendido seja alcançado, ou seja, que haja uma maior refexão e conhecimento sobre o assunto “ROYALTEIS “. E, maior conhecimento sobre os impostos, utilização, distribuição dos royaties no país, nos estados, nos município, na sociedade.
E, mostrar de que forma pode a sociedade, o povo, o aluno, a escola, participar e entender a distribuição dos royaties no país. E, assim permitir a busca de “conhecimentos”para a sociedade,e, para si mesmo, com os benefícios dos royateis .
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDOE APRENDENDO COM AS TICS.
DTE- LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDOE APRENDENDO COM AS TICS.
DTE- LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS
CURSISTAS: HOSANA HELENA GOMES BARBOSA E ROCHELLE L. BULLOS DEL ESPOSTES.
ATIVIDADE Nº 5- UNIDADE II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
gostei muito da proposta !
Postar um comentário