UM PEQUENO CONCEITO DE “PROJETO ”
Como a própria palavra sugere,’PROJETO ‘ é uma intenção. É um plano elaborado à partir de um questionamento, de um determinado assunto que se quer ter conhecimento ou trabalhar atividades, sendo que tais atividades são elaboradas de forma coordenada, planejada, através de pesquisas, colaborações, previamente articuladas para se obter um resultado final satisfatório. E, para que o PROJETO se desenvolva há a necessidade de ocorrer atividades integradas, oficinas, parcerias, pesquisas, orientações, etc.
• TODO PROJETO É INTERDICIPLINAR?
Penso que mesmo sem a intenção, todo projeto é interdisciplinar, pois para alcançar-se a meta pretendida, há necessidade de interação, favorecendo troca de informações, e conhecimentos, habilidades, etc.
Todo projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir de qualquer pessoa, de um aluno, de um pesquisador, de um professor, de um cidadão.
Segundo FERNANDO HERNANDEZ (1998),” convém destacar a introdução dos projetos de trabalho como uma forma de vincular a teoria com a prática e a finalidade de alcançar objetivos”.
Na área educacional, através de trabalhos com projetos, professores e alunos passam a desenvolver o assunto “em questão” de forma construtiva e proveitosa. O aluno desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar, etc. Deixando para trás a época em que era apenas um “receptor de idéias, de mensagens”. E o professor ou grupos de professores, orientadores, coordenadores, atuam juntos ou separadamente, entretanto em um objetivo único a ser alcançado ao final .
*É POSSÍVEL DESENVOLVER UM PROJETO FOCADO EM UM TEMA DE UMA DETERMINADA ÁREA DE CONHECIMENTO?
Sim, entretanto não é possível focar em “uma só” área de conhecimento.pois ao desenvolver um projeto, existe a necessidade de interação, de conhecimento, de aprendizagem, interligados à vários tipos de procedimentos, os quais serão utilizados para buscar respostas, confirmar ou não hipóteses levantadas na matéria que originou a idealização do ‘PROJETO”.
Só na área do ‘CONHECIMENTO’ temos várias situações, fatos, teorias, etc. Temos: 1-natureza do conhecimento(estudos, propriedades, tipos).
2-Gestão doconhecimento(aquisição, armazenamento, obtenção).
3-História do conhecimento.
4-Política do conhecimento, etc
Então concluo: É POSSÍVEL UM PROJETO FOCADO EM UM DETERMINADO TEMA DA ÁREA DO CONHECIMENTO, INTERAGINDO-SE, COM DEMAIS ÁREAS PERTINENTES PARA OBETER-SE UM RESULTADO SATISFATÓRIO.
• QUAl A DIFERENÇA ENTRE PROJETO E ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA?
Um PROJETO tem-se por princípio, uma idéia, que é direcionada com determinado objetivo, e que através de várias fases, vários procedimentos estudos, pesquisas, e diretrizes, chega-se a uma resolução de determinado assunto em questionamento. E, uma ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA somente traz a importância de uma atividade direcionada à constituição de um conteúdo trabalhado “dia a dia”, quase que habitual. Quando a atividade escolar está inserida no contexto real da vida escolar dos alunos, de forma quase que automática e repetitiva. EX: LEIA E INERPRETE; DE ACORDO COM O VÍDEO , DESCREVA O QUE OCORREU, ENTENDEU, ETC.
ATIVIDADE 05- CURSO DE PROJETOS/2011
POR HOSANA HELENA GOMES BARBOSA
MAIO/2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Hosana!
Concordamos quando você afirma que “Na área educacional, através de trabalhos com projetos, professores e alunos passam a desenvolver o assunto “em questão” de forma construtiva e proveitosa” pois, dentre as várias vantagens dos projetos, a mais importante é a troca da passividade do aluno pela interação. Os projetos, com certeza, parecem suprir essa necessidade de fazer com que o aluno rompa com sua passividade e interaja de diferentes maneiras em todas as etapas de sua execução.
Ilda e Eliane
Postar um comentário