sábado, 21 de maio de 2011

ATIVIDADE 05- 1 E 2- PROJETO 2011(HOSANA)

ATIVIDADE 5- Nº 01 E 02- PROJETO/2011

ARTICULAÇÃO ENTRE ÁREA DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA.
ARTICULANDO SABERES E TRANSFORMANDO A PRÁTICA.

Partindo do princípio de que o momento atual requer uma nova forma de pensar, de agir, de trabalhar, de ensinar, etc. É necessário o uso das técnologias para que possamos captar o máximo de informações e absorvê-las de forma construtiva, cultural e social.
Através das tecnologias podemos obter um resultado final de forma mais organizada, através de trabalhos coordenados, aulas direcionadas, e projetos monitorados. Entretanto para se conseguir este objetivo, são necessárias buscas sobre diversas áreas de conhecimento, articulando saberes de forma criativa, interagindo assim todos os envolvidos não só na área educacional, como na sociedade virtual .
Nesta nova visão educacional, prioriza-se e oportuniza-se o aluno o desenvolvimento de suas idéias, a experimentar sua capacidade e competência. Assim como, oferece liberdade de que o mesmo, através de pesquisa e banco de dados, possa orientar-se melhor no trabalho em tese. O aluno tem a oportunidade de refletir, de dar opiniões à respeito, de produzir idéias e ações construtivas e colaborativas.
O uso da internet na escola faculta o aluno e ao professor buscarem novas alternativas, a buscarem novos recursos. E, absorverem e transmitirem conhecimentos, através de pesquisas, vídeos, etc., trocando idéias e experiências com pessoas de diversos contextos, apliando não só a visão do aluno, como também fornecendo novas referências para a sua reflexão.
Percebo que a linguagem visual e textual, a estética, a lógica das informações, o dinamismo dos eventos e imagens se integram na constituição de uma atividade de aprendizagem complexa, porém criativa, e, ao mesmo tempo “prazerosa”para todos os que fazem parte do processo de aprendizagem.
E, nesta interação de conhecimentos e saberes, é que entra a questão da “interdisciplinaridade”, a qual já foi relatada em meu blog. Onde há a vinculação da teoria com a prática, trabalhando em prol de alcançar os objetivos pretendidos no questionamento ou no projeto, de forma organizada, analisada, sintetizada, construtiva, proveitosa, e principalmente prática.

POR HOSANA HELENA GOMES BARBOSA- PROJETOS/ MAIO/2011
DINAMIZADORA: CLAUDISSÉIA M SIQUEIRA.

Nenhum comentário: