quinta-feira, 23 de junho de 2011

EIXO 2- ATIVIDADE 4- POR HOSANA

Eixo 2 – Atividade 4- Projetos

Barbosa Moreira Afirma “A Importância De O Currículo Escolar Estar Em Consonância Com A Sociedade Plural Em Que Vivemos Hoje E De A Escola Conceber O Currículo Como Um Conjunto De Experiência E Aprendizagem.”
Então, Como Se Caracteriza O Currículo Que Desenvolve Com O Uso De Computadores E Internet Nas Atividades De Sala De Aula?
Como Não Poderia Deixar De Ser, A Escola Acompanha O Desenvolvimento E Conhecimento De Assuntos E Ações Tecnológicas E Profissionais. Através Do Currículo, As Pessoas Tornam-Se Capazes De Compreender O Papel Que Devem Ter Na Mudança Cultural, Educacional E Social. E Que, Com O Conhecimento Escolar Constroem-Se Uma Produção De Conhecimentos E Saberes Com Características Próprias, Distinguindo-Se De Outras Formas De Conhecimento. Mas De Que Forma? Interagindo Com Os Docentes, Alunos, Sociedade, E O Mundo De Forma Organizada E Legalizada. Daí A Necessidade De Se Projetar Um Trabalho Coletivo Orientado, Abordando A Ação Dos Educadores, Educandos, Etc.
Então, Como Seria Possível Uma Interação Entre Os Meios, Entre A Sociedade, Entre Os Educadores, Entre Os Responsáveis Pelo Sistema Educacional, E A Vida, Levando Em Consideração Que O Processo Educacional É Complexo E Com Uma Diversidade Pedagógica E Social Enorme?
Somente Através De Uma Interação Dialógica Entre Escola E A Vida, Considerando O Desenvolvimento Humano, O Conhecimento E A Cultura. Com A Participação Ativa Do Uso Dos Computadores E Da Internet Não Só Entre As Ações Propostas Pelos Governos, Pelos Gestores, Coordenadores, Demais Profissionais Do Da Educação , Mas Também E Necessáriamente Nas Atividades Da Sala De Aula Para Trazer Aos Alunos A Realidade, Conhecimentos, Saberes E Valores Dentro De Um Processo De Formação , Socialização E Aprendizagem No Ambiente Educacional De Forma , Participativa E Interativa Com A Sociedade E O Mundo .
Analisando-Se O Sentido De Currículo No Ambiente Escolar, Podemos Dizer Que Traduz E Desdobra-Se Em Experiências Escolares Em Torno Do Conhecimento Em Meio Às Relações Sociais, E Que Contribuem Para A Construção Das Identidades De Nossos Alunos (As) Estudantes. Associando-Se Ao Conjunto De Esforços Pedagógicos Desenvolvidos Com Intenções Educativas. Nada Mais É Do Que: ‘Atividades Organizadas E Direcionadas Por Instituições Escolares” .
Através Do Currículo, As Pessoas Tornam-Se capazes de compreender o papel que devem ter na Mudança Cultural, Educacional, e Social. E, que com O conhecimento escolar constroem-Se uma Produção De Conhecimentos E Saberes Com Características Próprias, Distinguindo-Se De Outras Formas De Conhecimento. Assim, Todo Profissional De Educação Precisa Comprometer-Se Com O Estudo, Com A Pesquisa, Como Também Posicionar-Se Politicamente. Precisa Assim Situar-Se Frente Aos Problemas Sociais, Econômicos E Culturais. Precisa Atualizar-Se Em Suas Práticas Pedagógicas, Administrativas Com Relação À Sua Disciplina, Sobre O Currículo, Sobre Avaliação.Enfim , Precisa Estar Interagido Com A Sociedade E Com O Mundo.
Além De Toda Interação Com A Sociedade E Com O Mundo, O Professor, Orientador, Ou Educador, Precisa Ter Ciência Do Que Disponibiliza As Pcn’s( Parâmetros Curriculares Nacionais); As Rcn’s (Referências Curriculares Nacionais) As Quais São Desencadeadas Pelo Conselho Nacional De Educação. Ter Conhecimento Da Lei De Diretrizes E Bases ( 9.394, 20/12/1996), Enfim, Adquirir Conhecimentos Tecnológicos Para Praticar Ações Em Conjunto Com A Comunidade Escolar , Sociedade E O Mundo Através Da Educação, Cultura, E Interação Entre Todos Os Envolvidos Na Comunidade Internauta Escolar.
Por Hosana Barbosa- Projeto 2011-
Dte- Campos/Rj
Dinamizadoras: Claudisséia E Rosana

Nenhum comentário: