quinta-feira, 2 de junho de 2011

EIXO 02- ATIV 01- PROJETO/2011

EIXO 02- ATIVIDADE 01- PROJETO 2011-06-03

FRONTEIRAS DIGITAIS

Acredito no potencial do “internauta” da nova geração. Entretanto, penso que a “facilidade” nas pesquisas, nas respostas praticamente prontas, fragilizam o rasciocínio dos alunos. Enfatizo que: se não houver um trabalho muito bem direcionado pelos professores, pela escola, pela coordenação pedagógica, poderão muitos alunos perderem o estímulo do “seu próprio conhecimento”, de acreditar em sua criatividade, em seu potencial. Pois é só “clicar” e já está prontinho! “copiar/colar”, já está resolvido. É com este tipo de procedimento que o professor tem que perceber qual o caminho que seus alunos estão percorrendo. Qual a forma técnica a utilizar-se. Qual a melhor forma de trabalhar os alunos em conjunto, de forma prática, entretanto cognitiva, interativa.
O professor atual tem necessidade de ser versátil, criativo em suas aulas, buscar o aprendizado para cativar a imaginação dos alunos, obter a “atenção” e curiosidade em determinado tema ou assunto.Pesquisar programas, projetos, blogs, etc.
Concluindo: É necessário atualizar-se sempre para que não existam FRONTEIRAS. Quer sejam elas DIGITAIS OU NÃO.
É preciso que os professores estejam cada vez mais interagidos em suas áreas principalmente, é necessários que eles busquem formas práticas para desempenharem juntos com os alunos os conteúdos propostos, para alcançarem todos, os objetivos pretendidos.
É necessário adequar currículo, ou seja, desenvolver em conjunto o conhecimento e a experiência. Atendendo assim, as necessidades do dia a dia, pensando e repensando, vencendo dificuldades , interagindo com a sociedade digital, com o mundo. É necessário transformar para evoluir em todos os sentidos. Portanto, SEM FRONTEIRAS DIGITAIS!

Considerações por HOSANA H G BARBOSA
CURSO DE PROJETO/2011/DTE/CAMPOS-RJ
DINAMIZADORA:CLAUDISSÉA N SIQUEIRA
JUNHO/2011

Nenhum comentário: