segunda-feira, 27 de junho de 2011

ANÁLISE DO PITEC- RESGATANDO VALORES......

EIXO 02- ATIVIDADE 05- POR HOSANA

Analisando todos os procedimentos para elaborar o projeto ”RESGATANDO VALORES ESSENCIAIS A CONVIVÊNCIA HUMANA”, pelo grupo : HOSANA BRBOSA, LILIANE ALVES E TERESA AZEREDO), concluo que:
O “ PROJETO RESGATANDO VALORES”, proposto por nós seguiu um cronograma com base no PITEC. Procuramos planejar de acordo com práticas pedagógicas abrangendo tecnologias e mídias de educação que existem na área educacional. Utilizamos e empregamos as teorias, os métodos e práticas tecnológicas para alcançar os objetivos pretendidos entre os gestores, professores e alunos.
Entendo que: PROJETO, CURRÍCILO E TECNOLOGIA, se integram com a prática pedagógica para a realização de um projeto final. Com o PITEC, percebo um procedimento organizado de ações devidamente direcionadas e interligadas. Como? Se os alunos estarão trabalhando com as questões propostas relacionadas ao tema. E de que forma? Quais os conhecimentos que foram incorporados ao projeto. Se há integração entre eles?
Acredito que na família, na escola, na sociedade, é essencial a presença de valores que contribuem para a personalidade, caráter de um ser humano. E, sem os quais enfraquece e reduz a função educacional. Acredito que: não há tecnologia que supere estes valores. Entretanto, podemos usar as tecnologias, as mídias para inseri-los na educação, os quais nos dias atuais encontram-se tão desgastados, tão em desuso!
Continuando a analise do PITEC, deveremos saber se os objetivos estarão sendo atingidos? Quais foram e quais não foram? E o Por que? Quais as ações previstas realizadas? Quais as dificuldades? Quais os recursos ? Quais tecnologias puderam se aplicadas? Quais deram resultado positivo? Senão o Por que? Se houve integração?
Assim sendo, há a necessidade de um relatório, de um cronograma a ser seguido para uma orientação no mínimo lógica de cada projeto com a problemática a ser estudada, pesquisada, com justificativa, com o objetivo almejado, com conteúdos, disciplinas envolvidas, métodos, recursos, avaliações, resultados, etc.
Enfim, as contribuições das TIC, no desenvolvimento educacional, acrescido do Currículo, e mais os Projetos se desenvolvendo através de uma interação multidisciplinar, alcançaremos bons objetivos em áreas de conhecimento na área da “EDUCAÇÃO”, mesmo que a longo prazo.
O que torna-se necessário para a concretização destas ações conjuntas, é a prática, a participação de gestores, professores no processo de “CONSTRUÇÃO, DO CURRÍCULO POR PROJETOS COM O USO DE TÉCNOLOGIAS”, Entretanto, é necessário um mínimo de fundamento, de base para que os mesmos possam ser praticados, ser postos em interação com a área da “EDUCAÇÃO”.



O projeto “RESGATANDO VALORES ESSENCIAIS PARA A CONVIVÊNCIA HUMANA” foi apresentado pelas integrantes, através do mapa conceitual, vídeo, e, slides. Postado em blogs, e-mails, pronto para se executado.

POR HOSANA BARBOSA/ PROJETOS 2011
DTE- CAMPOS DOS GOYTACAZES
DINAMIZADORAS:
CLAUDISSÉIA SIQUEIRA E ROSANA QUINTANILHA

Nenhum comentário: