terça-feira, 5 de abril de 2011

CONHECENDO PROJETO AMORA- ATIV. 02- 2011

CONHECENDO O PROJETO AMORA

Pesquisando o Projeto Amora para ter uma maior informação e interação do curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS/2011, verifica-se que o mesmo é formado por várias etapas, para enfim atingir-se os objetivos pretendidos.
O PROJETO AMORA possui atividades integradas, oficinas, assessórios, parcerias, contatos. E, para seu desenvolvimento fluir, existem coordenador, articulador, tutor, orientador, especialista, que são pessoas ligadas diretamente ao projeto dando sua parcela de participação para que o mesmo aconteça e desenvolva-se.

1- PROJETOS, que são?
São atividades desenvolvidas a partir de interrogações dos próprios alunos, em função de situação desafiadoras para si mesmos. Os alunos do Projeto Amora desenvolvem seus projetos em parceria com outros colegas sob a supervisão de um professor orientador.

2- ATIVIDADES INTEGRADAS:
São atividades desenvolvidas a partir de motivações comuns a duas ou mais Áreas de Conhecimento, identificadas pelos professores em diferentes situações de trabalho com os alunos. O planejamento destas atividades é realizado por um grupo de professores em reuniões semanais para este fim.

3-OFICINAS:
São atividades desenvolvidas a partir de Motivações específicas selecionadas pelos professores em diferentes situações de trabalho com os alunos. Trabalham em pequenos grupos, sob a orientação de dois ou mais professores especialistas.

4-ASSESSORIAS:
São atividades desenvolvidas a partir de motivações originadas nos Projetos de Aprendizagem, em função de dúvidas específicas de uma área de conhecimento.

5-QUEM SÃO OS INTEGRANTES DO PROJETO AMORA?
São 70 os alunos do Colégio de Aplicação envolvidos no Projeto Amora. E, estão distribuídos em duas turmas:
Uma equivalente à 5ª série ou 6º ano.
Outra equivalente à 6ª série ou 7º ano.
Mas que em certos momentos, participam de atividades conjuntas sem distinção de turma ou série.

6- O PROJETO AMORA TEM PAERCERIAS QUE SÃO:
* Instituto de matemática: UFRGS
*LEC:Laboratório de estudos cognitivos
*Instituto Airton Sena

7- CONTATOS: É a forma de conectar-se com o grupo do Projeto Amora, enviado-
lhes identificações, e-mail, endereços, etc.









E O QUE FAZ O PROFESSSOR COORDENADOR?

Se envolve com a interface institucional do PROJETO AMORA na instância interna e externa. Atua em parceria com os professores articuladores para viabilizar as propostas de trabalho da equipe de professores junto com os alunos, etc.

E O QUE FAZ O PROFESSOR ARTICULADOR?

Atua como referência para os alunos e equipe de professores de uma turma cabendo-lhe auxiliar a organização da dinâmica de trabalho docente e discente, destacar possíveis áreas de interesses ou necessidades dos alunos, e ainda reflexão contínua sobre os resultados para oportunizar a reorganização do contexto das aprendizagens.

E O QUE FAZ O TUTOR:
É o professor que atua prioritariamente junto à um pequeno número de alunos, cuja distribuição é definida pela equipe de professores , cabendo-lhe acompanhar todo o processo de aprendizagem. É sua função redigir e apresentar para o Conselho de Professores o parecer descritivo de seus tutorados, e então este parecer será debatido e revisado antes de ser entregue ao final de cada trimestre letivo.

E O QUE FAZ O ORIENTADOR?
Atua como parceiro nas pesquisas desenvolvidos por grupos de alunos organizados em função de assuntos de investigação por eles escolhidos cabe-lhes orientar ao alunos individualmente ou em grupos quanto a elaboração de questionamentos sobre o assunto de interesse escolhido, etc.
O processo de orientação envolve compartilhamento entre colegas professores da equipe do Projeto Amora, e, ainda, outros especialistas da área de Conhecimento.

E O ESPECIALISTA?

A tua como organizador de situações de aprofundamento na sua área de conhecimento e nas interfaces com as demais, ao considerar os interesses e necessidades dos alunos evidenciados nas orientações aos projetos, nas Atividades Integradas e nas Oficinas.


POR HOSANA HELENA GOMES BARBOSA
CURSO DE PROJETOS 2011- DTE

CONHECENDO PROJETO AMORA- ATIV. 02- 2011

CONHECENDO O PROJETO AMORA

Pesquisando o Projeto Amora para ter uma maior informação e interação do curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS/2011, verifica-se que o mesmo é formado por várias etapas, para enfim atingir-se os objetivos pretendidos.
O PROJETO AMORA possui atividades integradas, oficinas, assessórios, parcerias, contatos. E, para seu desenvolvimento fluir, existem coordenador, articulador, tutor, orientador, especialista, que são pessoas ligadas diretamente ao projeto dando sua parcela de participação para que o mesmo aconteça e desenvolva-se.

1- PROJETOS, que são?
São atividades desenvolvidas a partir de interrogações dos próprios alunos, em função de situação desafiadoras para si mesmos. Os alunos do Projeto Amora desenvolvem seus projetos em parceria com outros colegas sob a supervisão de um professor orientador.

2- ATIVIDADES INTEGRADAS:
São atividades desenvolvidas a partir de motivações comuns a duas ou mais Áreas de Conhecimento, identificadas pelos professores em diferentes situações de trabalho com os alunos. O planejamento destas atividades é realizado por um grupo de professores em reuniões semanais para este fim.

3-OFICINAS:
São atividades desenvolvidas a partir de Motivações específicas selecionadas pelos professores em diferentes situações de trabalho com os alunos. Trabalham em pequenos grupos, sob a orientação de dois ou mais professores especialistas.

4-ASSESSORIAS:
São atividades desenvolvidas a partir de motivações originadas nos Projetos de Aprendizagem, em função de dúvidas específicas de uma área de conhecimento.

5-QUEM SÃO OS INTEGRANTES DO PROJETO AMORA?
São 70 os alunos do Colégio de Aplicação envolvidos no Projeto Amora. E, estão distribuídos em duas turmas:
Uma equivalente à 5ª série ou 6º ano.
Outra equivalente à 6ª série ou 7º ano.
Mas que em certos momentos, participam de atividades conjuntas sem distinção de turma ou série.

6- O PROJETO AMORA TEM PAERCERIAS QUE SÃO:
* Instituto de matemática: UFRGS
*LEC:Laboratório de

7- CONTATOS: É a forma de conectar-se com o grupo do Projeto Amora, enviado-
lhes identificações, e-mail, endereços, etc.









E O QUE FAZ O PROFESSSOR COORDENADOR?

Se envolve com a interface institucional do PROJETO AMORA na instância interna e externa. Atua em parceria com os professores articuladores para viabilizar as propostas de trabalho da equipe de professores junto com os alunos, etc.

E O QUE FAZ O PROFESSOR ARTICULADOR?

Atua como referência para os alunos e equipe de professores de uma turma cabendo-lhe auxiliar a organização da dinâmica de trabalho docente e discente, destacar possíveis áreas de interesses ou necessidades dos alunos, e ainda reflexão contínua sobre os resultados para oportunizar a reorganização do contexto das aprendizagens.

E O QUE FAZ O TUTOR:
É o professor que atua prioritariamente junto à um pequeno número de alunos, cuja distribuição é definida pela equipe de professores , cabendo-lhe acompanhar todo o processo de aprendizagem. É sua função redigir e apresentar para o Conselho de Professores o parecer descritivo de seus tutorados, e então este parecer será debatido e revisado antes de ser entregue ao final de cada trimestre letivo.

E O QUE FAZ O ORIENTADOR?
Atua como parceiro nas pesquisas desenvolvidos por grupos de alunos organizados em função de assuntos de investigação por eles escolhidos cabe-lhes orientar ao alunos individualmente ou em grupos quanto a elaboração de questionamentos sobre o assunto de interesse escolhido, etc.
O processo de orientação envolve compartilhamento entre colegas professores da equipe do Projeto Amora, e, ainda, outros especialistas da área de Conhecimento.

E O ESPECIALISTA?

A tua como organizador de situações de aprofundamento na sua área de conhecimento e nas interfaces com as demais, ao considerar os interesses e necessidades dos alunos evidenciados nas orientações aos projetos, nas Atividades Integradas e nas Oficinas.


POR HOSANA HELENA GOMES BARBOSA
CURSO DE PROJETOS 2011- DTE

ATIVIDADE 01- PROJETOS 2011

CONHECENDO O PROJETO AMORA

Pesquisando o Projeto Amora para ter uma maior informação e interação do curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS/2011, verifica-se que o mesmo é formado por várias etapas, para enfim atingir-se os objetivos pretendidos.
O PROJETO AMORA possui atividades integradas, oficinas, assessórios, parcerias, contatos. E, para seu desenvolvimento fluir, existem coordenador, articulador, tutor, orientador, especialista, que são pessoas ligadas diretamente ao projeto dando sua parcela de participação para que o mesmo aconteça e desenvolva-se.

1- PROJETOS, que são?
São atividades desenvolvidas a partir de interrogações dos próprios alunos, em função de situação desafiadoras para si mesmos. Os alunos do Projeto Amora desenvolvem seus projetos em parceria com outros colegas sob a supervisão de um professor orientador.

2- ATIVIDADES INTEGRADAS:
São atividades desenvolvidas a partir de motivações comuns a duas ou mais Áreas de Conhecimento, identificadas pelos professores em diferentes situações de trabalho com os alunos. O planejamento destas atividades é realizado por um grupo de professores em reuniões semanais para este fim.

3-OFICINAS:
São atividades desenvolvidas a partir de Motivações específicas selecionadas pelos professores em diferentes situações de trabalho com os alunos. Trabalham em pequenos grupos, sob a orientação de dois ou mais professores especialistas.

4-ASSESSORIAS:
São atividades desenvolvidas a partir de motivações originadas nos Projetos de Aprendizagem, em função de dúvidas específicas de uma área de conhecimento.

5-QUEM SÃO OS INTEGRANTES DO PROJETO AMORA?
São 70 os alunos do Colégio de Aplicação envolvidos no Projeto Amora. E, estão distribuídos em duas turmas:
Uma equivalente à 5ª série ou 6º ano.
Outra equivalente à 6ª série ou 7º ano.
Mas que em certos momentos, participam de atividades conjuntas sem distinção de turma ou série.

6- O PROJETO AMORA TEM PAERCERIAS QUE SÃO:
* Instituto de matemática: UFRGS
*LEC:Laboratório de

7- CONTATOS: É a forma de conectar-se com o grupo do Projeto Amora, enviado-
lhes identificações, e-mail, endereços, etc.









E O QUE FAZ O PROFESSSOR COORDENADOR?

Se envolve com a interface institucional do PROJETO AMORA na instância interna e externa. Atua em parceria com os professores articuladores para viabilizar as propostas de trabalho da equipe de professores junto com os alunos, etc.

E O QUE FAZ O PROFESSOR ARTICULADOR?

Atua como referência para os alunos e equipe de professores de uma turma cabendo-lhe auxiliar a organização da dinâmica de trabalho docente e discente, destacar possíveis áreas de interesses ou necessidades dos alunos, e ainda reflexão contínua sobre os resultados para oportunizar a reorganização do contexto das aprendizagens.

E O QUE FAZ O TUTOR: É o professor que atua prioritariamente junto à um pequeno número de alunos, cuja distribuição é definida pela equipe de professores , cabendo-lhe acompanhar todo o processo de aprendizagem. É sua função redigir e apresentar para o Conselho de Professores o parecer descritivo de seus tutorados, e então este parecer será debatido e revisado antes de ser entregue ao final de cada trimestre letivo.

CURSO DE PROJETOS- 2011- DTE(HOSANA)





ATIVIDADE 1-


FALANDO SOBRE PROJETO DE VIDA, SONHOS E IDÉIAS, PROJETOS.



Por não ter participado da dinâmica apresentada no primeiro encontro, apresento e falo o que penso sobre o meu projeto de vida, sonhos, ideiai, etc.

Por entender que existe uma necessidade de aprimoração, integração, atualização, especialização, e interação com o mundo em todos os sentidos e áreas, é que vou aos poucos e dentro do possível navengando e introzando com as novas tecnologias. Entretanto, sei que não pode ser de forma desosrdenada e aleatória, é necessário parâmetros, objetivos, destinados ao que prtetendo alcançar, ao que pretendo realizar.

Como trabalho com várias atividades, observo entre elas algumas dificuldades de desenvolvimento, sejam no setor educacional, no setor jurídico, no setor agropecuário, e muitos deles que tenho participação direta. Mas penso que é à partir do educacional que se deslacha todo um processode conhecimento geral, sendo a base de tudo.

Assim, por participar ativamente da área educacional, e ter necessidade de conhecimentos, é necessário buscar metas direcionadas e atualizadas para dar continuidade ao meu trabalho, restruturar meu currículo, e interar com a comunidade educacional à qual relaciono diariamente. Mas penso: De que forma, o que posso fazer para melhorar ou aprimorar um determinado setor ou ambiente de trabalho? Com atividades deirecionadas e interligadas préviamente, ou seja, “projetadas” para que dentro de um planejamento mínimo, possam transformar uma próblemática, ou uma situação que não caminha bem, em solução e aplicação para atingir idáis.

Finalizando, tenho sempre sonhos, penso sempre que o amanhâ será sempre bem melhor, basta “acreditar” na própria capacidade e potencial, mas que sempre temos que estar em interação com o mundo, e sempre buscando respostas para a nossas indagações, e, planejando para alcançar objetivos.


HOSANA HELENA GOMES BARBOSA

LABORAÇÃO DE PROJETOS

DINAMIZADORA: CLÁUDISSEÍA N. SIQUEIRA

29/03/2011